quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Olhem-me bem para esta merda

Dei com esta notícia há coisa de uns minutos e daí fui dar a esta outra. Refere-se a uma empresa da qual nunca tinha ouvido falar (Zappos) e de um novo, radical método de gestão Holacracy, no qual não existem títulos, nem gestores, nem hierarquias! É tudo muito radical e inovador, com montes de gente cheia de dinheiro a falar de transparência e de potenciar os processos criativos e o caralho que os foda a todos.

Depois fui à página da Zappos e aquilo é um website que vende sapatos e roupa. É mesmo preciso tanta merda para vender sapatos e camisolas através da Internet? Andam a aborrecer as pessoas com re-engenharias radicais do local de trabalho e processos simplificados que permitem ao trabalhador blah blah blah em vez de se preocuparem em pagar bem aos empregados e fazê-los sentir-se bem durante aquelas horas fatídicas do dia em que não podem estar em casa a ver porno na Internet.

Mas este disparate de proporções helénicas (se forem aos links linkados em cima entenderão porque usei o helénico nesta frase e ganharão um kit-kat, daqueles que é só um palito grosso e gostoso que derrete na boca) não fica por aqui: há uma puta de uma empresa de consultoria dedicada a isto! Proponho uma alternativa e busco desde já investidores: uma empresa chamada como.fazer.dinheiro.sem.chatear.as.pessoas e terá um método standard que se aplicará a todos os nossos clientes: aprenda a fazer bem o que quer vender, contrate o número necessário de pessoas para o fazer, trate-as bem e pague-lhes apropriadamente, faça publicidade para chegar ao cliente, trate o cliente bem, dentro do possível, tendo em conta que a maior parte dos clientes são uns merdas mal agradecidos, e desfrute dos lucros hedonisticamente. Chamamos a este método o retro-vintage approach to supreme management, incluimos umas merdas sobre o conhecimento, a creatividade e a globalização e vamos ficar ricos caralho!